segunda-feira, 1 de outubro de 2007

ALEGRÍA

O Cirque du Soleil (francês para "Circo do Sol") é um império de entretenimento baseado em Montréal, Quebec, Canadá. Ele foi fundado em Quebec em 1984 por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier.
O Cirque du Soleil tem sido descrito como um "circo moderno" cheio de histórias e performances estonteantes. Há vários espetáculos rodando o mundo e outros fixos em cidades como Orlando e Las Vegas (EUA).
Enfatizando o não uso de animais, o circo é todo baseado em atuações de artistas de várias nacionalidades - são mais de quarenta. Os números sofrem influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock. Há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagens elaboradas. Sempre apresentando um ar medieval e barroco, com muito cuidado em todos os elementos de formação do espetáculo. Todos os shows fazem uso de música ao vivo e a língua falada durante o espetáculo é o "Cirquish", um dialeto imaginário criado pela companhia.
Alegría é um estado de espírito e também um dos espetáculos do circo. O show tem muitos temas: o poder e a transferência de poder com o tempo, a evolução das monarquias antigas às democracias modernas, os idosos e a juventude -tudo isso serve de pano de fundo para a vida dos personagens de Alegría.
Bobos da corte, menestréis, vagabundos, antigos aristocratas e crianças povoam este universo, junto com os palhaços, que são os únicos a resistir à passagem do tempo e as transformações sociais.

Nenhum comentário: