segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Saudações


Olá, sejam todos bem vindos ao meu blog. Depois de dois meses sem postar, agora volto a fazê-lo. Nesse tempo que passou me formei em jornalismo, e agora sim sou devidamente o jornalista Jair Fernandes. Pensei muito no que escreveria nessa primeira postagem, e enfim li um texto, que compartilho com vocês aqui.
Cada uma das pessos tem algo que faz sentido em suas vidas. Muitas vezes leva-se algum tempo até compreender isso. Outras vezes, passa a vida inteira sem perceber a que veio. A psicanálise, método investigativo criado por Freud, acredita que a crise pode ser uma oportunidade de crescimento. Nesta abordagem teórica, o ser humano transforma-se e cria a possibilidade de crescimento quando atravessa situações difíceis.
O que promove a saúde das pessoas é o contato com a verdade, é viver de acordo com o princípio da realidade. Para ilustrar melhor esta idéia, tem uma fábula interessante:
"Certo dia o fósforo disse para a vela:
_Minha missão é te acender.
_Ah, não, disse a vela. Tu não vês que se me acendes meus dias estarão contados. Não faz uma maldade dessa não.
_Então queres permanecer toda sua vida assim dura, fria, sem nunca ter brilhado?, perguntou o fósforo.
_Mas ter de me queimar. Isso dói. Consome as minhas forças, murmurou a vela.
_Tens toda razão, respondeu o fósforo, esse é precisamente o mistério de tua vida. Tu e eu fomos feitos para ser luz. O que eu, como fósforo, posso fazer é muito pouco. Mas se passo a minha chama para ti, cumprirei com o sentido de minha vida. Eu fui feito justamente para isso: para começar o fogo. Tu és vela. Tua missão é brilhar. Toda tua dor, tua energia se transformará em luz e calor. Ouvindo isso a vela olhou para o fósforo que já se estava apagando e disse:
_Por favor, acende-me."
As crises podem ser um passaporte para algo muito melhor, para a descoberta de forças e potenciais até então inexplorados, e podem ainda mostrar a razão de estar aqui.

P.S: Estou ótimo! Toda semana um texto para vocês e a todos uma ótima leitura.

Um comentário:

Thaís Machado disse...

Jornalista que posta uma vez por semana é fa-ke!
hahahaha

beijooooooooooooos