terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dedicatória do meu Trabalho de Conclusão de Curso

Dedico essa monografia e todo meu trabalho e empenho de quatro anos de faculdade a meu pai Jair e minhã mãe Rosana, não teria todas as oportunidades que tive em minha vida se não fosse o sacrifício deles, que sempre lutaram para eu poder estudar e ter uma vida digna. Esses dois guerreiros que mesmo com as pedras do caminho, fizeram tudo para mim, sendo exemplos de pais. Tenho só que dizer uma única palavra: Obrigado!
Comunicação Social – Jornalismo – Unilago - 2004 a 2007.
São José do Rio Preto, novembro de 2007.
José Jair Fernandes Junior

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Agradecimentos do meu Trabalho de Conclusão de Curso


Agradeço em primeiro lugar à Deus, pelo fato de eu existir e de me dar uma vida digna. À meus pais Jair e Rosana que nunca mediram esforços para me fazer feliz, estudar e ter uma vida que infelizmente poucos tem a chance de ter. Agradeço alguns amigos que fazem parte da minha vida, sem eles eu não seria nada: Nayara Prado, Lucas Zocal, Tadeu Vieira, Vinicius Castro, Karla Paganini, Bárbara Liz, Pipoca Júlio César, Lisi Munhoz e Carol Zanca.
A toda minha família, meus colegas, todas as pessoas que passaram pela minha vida, que de uma forma ou de outra deixaram marcas. Ao meu orientador e professor Deodoro Moreira, e todos os professores que contribuiram para a minha formação nesses quatro anos de faculdade.


Comunicação Social – Jornalismo – Unilago - 2004 a 2007.
São José do Rio Preto, novembro de 2007.


José Jair Fernandes Junior

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

11ª Semana de Comunicação da Unilago traz chefe de Redação do Fantástico

Aconteceu na faculdade Unilago, de 22 a 26 de outubro de 2007, a 11ª Semana de Comunicação com o tema “O Tempo das Mídias”. A semana foi realizada pelo departamento de comunicação da faculdade.
Na quarta-feira, dia 24 de outubro, quem proferiu palestra foi o chefe de redação do “Fantástico”, da TV Globo e colunista da “Folha de São Paulo” Álvaro Pereira Junior.
Responsável pela formatação do projeto G1 – Portal de Notícias da Globo, Álvaro fala sobre esse projeto. Segundo ele a diferença desse para outros sites de notícias, é que já se tinha uma TV, a Globo. Não dava para se montar o projeto no Rio de Janeiro por falta de profissionais para montar a redação, vieram pessoas de diferentes lugares e poucos profissionais da própria Globo.
Pesquisas foram realizadas para montar o portal, e chegou-se a conclusão que as pessoas não queriam vídeos de internet no site. Álvaro afirma que com o Youtube, pode-se colocar qualquer vídeo atualmente na rede mundial de computadores. A edição pode ser feita em casa hoje em dia, e o conhecimento de TV está diluído para qualquer pessoa fazer. As redações estão reduzidas, o tempo e o espaço são curtos.
Durante a palestra foram exibidos três vídeos, dos portais dos jornais The New York Times e Folha de São Paulo. Esses sites colocam vídeos sem ter uma emissora de TV. Ainda está se achando um padrão de vídeo de internet.
Na internet não existe grade de programação, tudo está disponível o tempo todo aos usuários. Nos Estados Unidos é tudo assistido digitalmente, as pessoas gravam digitalmente e assistem depois, diz Pereira Junior. Na palestra ele afirmou que a internet faz uma grande diferença para os novos profissionais de comunicação e que o blog é a forma mais regional de comunicação.
Com relação à TV, Álvaro diz que cada pessoa tem uma pequena TV Globo dentro de si. Antes a emissora tinha um padrão rigoroso, por exemplo para se filmar, hoje em dia não se tem tanto rigor. “A Rede Record não é uma ameaça para a Globo e sim concorrente, tem dinheiro porque não paga imposto por ser uma igreja”, finaliza Álvaro.

domingo, 4 de novembro de 2007

Represa Municipal

São José do Rio Preto é uma cidade que faz muito calor, a temperatura média anual é de 25,33ºC, podendo no mês de janeiro chegar a 27,8ºC. E com tanto calor nada melhor que um lugar gostoso para passear, ao ar livre. Uma dica para esse clima é a represa municipal da cidade. Com pista de cooper, quadras de esporte, quiosque, represa, equipamentos para ginástica, etc.
A represa municipal de Rio Preto é o cartão de visita da cidade. Além de ser responsável por 40% do abastecimento hídrico da população, constitui-se uma das melhores opções de lazer para os moradores de Rio Preto. A ampla área com jardins, árvores, bancos e mesas atrai pessoas de todas as idades para passeios, caminhadas, atividades físicas ou simplesmente descanso e reflexão. Fora o caldo de cana, água de coco e milho cozido que são ótimos. Fica aí então uma boa opção para curtir nesse calor!