quarta-feira, 7 de novembro de 2007

11ª Semana de Comunicação da Unilago traz chefe de Redação do Fantástico

Aconteceu na faculdade Unilago, de 22 a 26 de outubro de 2007, a 11ª Semana de Comunicação com o tema “O Tempo das Mídias”. A semana foi realizada pelo departamento de comunicação da faculdade.
Na quarta-feira, dia 24 de outubro, quem proferiu palestra foi o chefe de redação do “Fantástico”, da TV Globo e colunista da “Folha de São Paulo” Álvaro Pereira Junior.
Responsável pela formatação do projeto G1 – Portal de Notícias da Globo, Álvaro fala sobre esse projeto. Segundo ele a diferença desse para outros sites de notícias, é que já se tinha uma TV, a Globo. Não dava para se montar o projeto no Rio de Janeiro por falta de profissionais para montar a redação, vieram pessoas de diferentes lugares e poucos profissionais da própria Globo.
Pesquisas foram realizadas para montar o portal, e chegou-se a conclusão que as pessoas não queriam vídeos de internet no site. Álvaro afirma que com o Youtube, pode-se colocar qualquer vídeo atualmente na rede mundial de computadores. A edição pode ser feita em casa hoje em dia, e o conhecimento de TV está diluído para qualquer pessoa fazer. As redações estão reduzidas, o tempo e o espaço são curtos.
Durante a palestra foram exibidos três vídeos, dos portais dos jornais The New York Times e Folha de São Paulo. Esses sites colocam vídeos sem ter uma emissora de TV. Ainda está se achando um padrão de vídeo de internet.
Na internet não existe grade de programação, tudo está disponível o tempo todo aos usuários. Nos Estados Unidos é tudo assistido digitalmente, as pessoas gravam digitalmente e assistem depois, diz Pereira Junior. Na palestra ele afirmou que a internet faz uma grande diferença para os novos profissionais de comunicação e que o blog é a forma mais regional de comunicação.
Com relação à TV, Álvaro diz que cada pessoa tem uma pequena TV Globo dentro de si. Antes a emissora tinha um padrão rigoroso, por exemplo para se filmar, hoje em dia não se tem tanto rigor. “A Rede Record não é uma ameaça para a Globo e sim concorrente, tem dinheiro porque não paga imposto por ser uma igreja”, finaliza Álvaro.

Nenhum comentário: