quarta-feira, 18 de julho de 2007

Móbiles humanos no FIT

Está acontecendo em Rio Preto, de 9 à 21 de julho de 2007, a 7ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto. Dentre várias, uma peça chama a atenção do público, a qual estive presente para conferir, no Centro de Eventos da cidade. Trata-se do espetáculo “Mobile Homme”, que conta com oito atores que ficam pendurados a 40 metros de altura em um imenso guindaste. A companhia francesa Transe Express criou esse móbile humano há 17 anos.
O espetáculo ocorre em dois atos: a primeira parte, chamada Les Tambours, constitui-se em um cortejo musical conduzido por soldadinhos de chumbo que, ao ganharem vida, dão o tom da trilha sonora que acompanhará toda a performance; já na segunda parte, o pelotão é erguido pelo guindaste-móbile e continua sua apresentação pelos ares.
Todos os artistas são percusionistas e têm de aprender a dominar o circo, a dança e o teatro, artes necessárias para apresentação nas ruas. E uma participação muito especial nesse espetáculo, foi a da fanfarra da Escola Municipal Profº Darcy Ribeiro, de Rio Preto. Os 40 integrantes deram um show na apresentação junto com a companhia francesa.

Nenhum comentário: