terça-feira, 4 de março de 2008

Sete

Segundo a Bíblia, Deus descansou no sétimo dia da Criação. Em algum momento da história, foram escolhidas as sete maravilhas do mundo antigo. Existem sete orifícios na cabeça de um ser humano (dois olhos, dois ouvidos, duas narinas e uma boca). No antigo Testamento, os israelitas circularam durante sete dias em torno de Jericó, até que as muralhas caíssem. A Igreja Católica tem sete sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, comunhão, matrimônio, ordem, extrema-unção).
A tradição muçulmana conta que Maomé cruzou sete paraísos diferentes, antes de encontrar-se com Alá. Ainda na tradição; os muçulmanos, em peregrinação a Meca, devem fazer sete voltas em torno da Kaaba (pedra sagrada que se encontra no centro do lugar mais sagrado no Islã). São sete as notas musicais de uma escala maior (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si). A semana é composta de sete dias.
O cinema é chamado também de "a sétima arte". Quais são as outras? A música, a dança, a pintura, a escultura, a literatura, e o teatro. Na tradição hindu, uma serpente (kundalini) deve subir através de sete pontos mágicos, chamamos chacras. No novo testamento, Pedro pergunta a Jesus: "Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão? Sete vezes?". E Jesus responde: "Na verdade vos digo, não sete vezes, mas setenta vezes sete".
Na astrologia tradicional, são considerados sete corpos astronômicos (Sol, Lua, Mercúrio, Venus, Marte, Júpiter, Saturno). Uma das mais conhecidas histórias infantis chama-se "Branca de Neve e os sete anões". Cada fase da lua dura aproximadamente sete dias. São sete cores do Arco-íris e sete Cartas do Apocalipse.
São Sete Pecados Capitais (soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça) e Sete Virtudes Cardinais (fé, esperança, amor, sabedoria, justiça, coragem, equilíbrio).

sábado, 1 de março de 2008

Hannibal – A origem do mal

Em 2007 é lançado o filme “Hannibal – A origem do mal”, do diretor Peter Webber, com duração de 117 minutos. O longa dá continuidade a série do caníbal Hannibal. Apesar de ser o quarto da série, este filme é cronologicamente o primeiro, pois conta a origem do assassino desde a infância até a sua juventude, quando então a personalidade canibalista e assassina do Dr. Lecter já havia sido forjada.
É mostrada a infância do personagem quando viveu com a irmã em um gelido país da Europa, nos últimos dias da II Guerra Mundial. Em um episódio traumático, Hannibal, que já havia perdido os pais na guerra, assiste sua pequena irmã Mischa ser assassinada e devorada por soldados cruéis e alucinados pela falta de comida. Quando cresce, Hannibal retorna às ruínas do lugar e encontra os nomes dos soldados, dando início a sua selvagem vingança.