segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Cultura em São José do Rio Preto

O palco é um mundo sem fronteiras, credos, línguas e conflitos. Espaço democrático que consegue transpor barreiras em busca de um território único e pacífico, cujos principais objetivos são fazer, contemplar e investigar a arte do teatro. O FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) procura, a cada ano, unir culturas e raças para celebrar a festa maior do teatro, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar as mais diversas formas de expressão que compõem o universo das artes cênicas. Muitas línguas e culturas se misturam em um espetáculo à parte, fazendo com que o FIT não seja apenas mais um evento teatral, e sim uma celebração das artes cênicas e da união entre os povos em torno de um objetivo comum: viver o teatro. O Festival de Teatro de Rio Preto propõe um mergulho nos processos, nos métodos, nas estratégias da teatralidade contemporânea. Investiga um teatro questionador, sugestivo, provocador, híbrido. A desconstrução do teatro, o não-teatro, a conexão com a dança, as artes visuais, a música, a literatura, a tecnologia. Estrategicamente, traduz uma arte de escolher onde, quando e com quê travar o combate-espetáculo. O Festival ocupa territorialmente esse espaço e se dispõe a essas estratégias. Baseia-se na criatividade, intuição e capacidade de síntese, a partir de uma base sólida, mas sem opor-se ao risco. Se opõe ao cômodo, deixando-se deitar em cama de pregos. Se abre às mesclagens com as outras artes, amplia o horizonte do fazer artístico.

O festival acontece no mês de julho na cidade de São José do Rio Preto - SP.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A origem do teatro


O teatro que surgiu na Grécia Antiga era diferente do atual. Os gregos assistiam às peças de graça e não podiam freqüentar o teatro quando quisessem. Ir ao teatro era um compromisso social das pessoas. Os festivais de teatro tinham grande importância. Dedicados às tragédias ou às comédias, eles eram financiados pelos cidadãos ricos sendo que o governo pagava aos mais pobres para que estes pudessem comparecer às apresentações.

Os festivais dedicados à tragédia ocorriam em teatros de pedra, ao ar livre, onde se escolhia o melhor autor pois embora alguns atores fizessem sucesso, os grandes ídolos do teatro eram os autores. As apresentações duravam vários dias e começavam com uma procissão em homenagem ao deus Dioniso, considerado protetor do teatro. A platéia acompanhava as peças o dia todo e reagia com intensidade às encenações.No palco, os atores usavam sapatos de sola alta, roupas acolchoadas e máscaras feitas de panos engomados e pintados, decoradas com perucas e capazes de amplificar as vozes.

A partir do Império Romano que sucedeu a civilização grega, o teatro entrou em declínio. Os romanos preferiam o circo o qual na época era voltado para lutas entre gladiadores e animais.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Inverno em Campos do Jordão

Uma boa dica de viagem no inverno é a cidade de Campos do Jordão, é o mais tradicional refúgio de inverno paulista. Situada na Serra da Mantiqueira, a cidade oferece opções de contato com a natureza além de uma agitada vida noturna. A cidade fica situada a aproximadamente 1.900m de altitude, o que garante um clima frio, principalmente no inverno.
Existem muitas casas construídas no estilo Alpino em Campos do Jordão, o que rendeu à cidade o apelido de "Suíça Brasileira". O apelido também pode muito bem se referir à geografia montanhosa do local, rodeado pela Mantiqueira, o que favorece a prática do montanhismo e faz a alegria de quem quer respirar um pouco de ar fresco.
Na parte urbana de Campos do Jordão há muito que se fazer, principalmente no inverno. Existem muitas opções de bares, casas noturnas e restaurantes. No mês de julho acontecem eventos culturais, sendo o Festival de Inverno, de música erudita, o mais importante e famoso deles. Também há os passeios de teleférico, bonde e trem, onde o visitante pode apreciar a beleza da arquitetura local e das formações montanhosas ao redor da cidade.
Para quem gosta do contato com a natureza, há várias trilhas curtas em torno da cidade que podem ser percorridas durante uma manhã, tanto a pé quanto de mountain bike. Para os mais radicais, há a opção do vôo-livre a partir do Pico do Agudo ou a escalada na Pedra do Baú.