terça-feira, 19 de junho de 2007

O homem que fazia chover


Uma dica muito boa de leitura é o livro O homem que fazia chover, do escritor John Grisham, editora Rocco, 1996.


No livro o protagonista Rudy Baylor é um jovem advogado recém-formado que presta serviços a grupos de terceira idade. É assim que conhece o casal de idosos Dot e Buddy Black, cujo filho, Don Ray, está com leucemia terminal. Seu tratamento foi recusado pelo seguro de saúde da poderosa Great Benefit. Rudy insiste para que o casal acione a seguradora. E a partir desta causa percebe os indícios de uma gigantesca fraude, talvez a maior na área de saúde, na história dos Estados Unidos. Rudy Baylor briga com criminosos poderosos e põe sua vida em perigo. O leitor brasileiro, que já foi lesado ou humilhado por dragões dos seguros de saúde, sente disparar o coração na torcida em favor de Rudy Baylor.

O final dispensa happy-end e é bastante realista. O casal Black não recebe a indenização que lhes é devida; tampouco Rudy Baylor, seus honorários. O máximo que conseguem – e isto é uma grande vitória no lamaçal ético e jurídico – é a falência da Great Benefit. É o orgulho que cabe ao casal Black, com o filho já morto. É a decepção que faz Rudy Baylor abandonar irreversivelmente a advocacia e deixar Memphis para sempre.


O livro tem 584 páginas, eu o li e recomendo, mas pra quem não tem tempo de ler o livro, tem a opção do filme com o mesmo nome, produzido em 1997, com 134 min. e direção de Francis Ford Coppola, com o ator Matt Damon no papel de Rudy Baylor.

Nenhum comentário: